O Grupo de Trabalho Produtos da Terra

 

O Grupo de Trabalho Produtos da Terra
e promoção da criatividade na transformação de produtos locais: caso da KAFO

Criado em 2009, o Grupo de Trabalho para a Promoção dos Produtos da Terra integra 8 organizações da sociedade civil guineense que actuam na valorização dos produtos agrícolas locais: Acção para o Desenvolvimento, Artissal, Cáritas Guiné-Bissau, ACOBES, COAJOQ, DIVUTEC, KAFO e Tiniguena. O Grupo tem desenvolvido iniciativas não só de divulgação dos produtos, mas também de capacitação e advocacia para a promoção do consumo local e desenvolvimento das comunidades rurais camponesas produtoras.

A Federação Camponesa KAFO é composta por 10 associações de camponeses e produtores florestais da região de Oio e visa a autopromoção comunitária e desenvolvimento rural integrado dos seus associados, através da agricultura, criação de gado e gestão durável dos recursos naturais. A KAFO tem vindo a transformar e a comercializar uma grande diversidade de produtos agrícolas, desde a pasta de mancarra (manteiga de amendoim) utilizada para confeccionar o tradicional caldo de mancarra guineense, sumos de frutos silvestres e variedades de arroz local, nomeadamente o arroz de pilão.

Os produtos da KAFO encontram-se presentes nos principais pontos de venda da cidade de Bissau. A organização dispõe igualmente de uma equipa móvel que participa em eventos de promoção de produtos e feiras a nível nacional.

Algumas das dificuldades enfrentadas pela KAFO são de ordem logística, que colocam constrangimentos ao desenvolvimento da actividade. A falta de materiais de armazenamento e embalagem de produtos afectam a capacidade de distribuição e venda da produção. A principal dificuldade centra-se no facto de a Guiné-Bissau não ter nenhuma unidade de produção de embalagens, o que implica a dependência das importações e maiores custos associados à actividade.

Ainda assim, a KAFO tem conseguido implementar a sua actividade com o apoio de financiamento da cooperação internacional, como é o caso de outras iniciativas do género.