A UniverCidade: M_EIA – Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura

Mindelo: a UniverCidade
M_EIA – Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura

O M_EIA é uma iniciativa privada sem fins lucrativos, promovido pelo Atelier Mar. Nasceu em 2004, quando aquela cooperativa completou 25 anos, com um curso de formação de professores para a área artística, com a parceria da cooperação luxemburguesa e o governo de Cabo Verde, que integrou esses professores logo no final do curso. Esta iniciativa destinava-se a colmatar as deficiências a nível do ensino artístico no ensino secundário em Cabo Verde e, por outro lado, saciar sonhos do Atelier Mar no que concerne à mudança social através da educação, da arte e da cultura.

Em 2007, o Estado da República de Cabo Verde cedeu temporariamente ao M_EIA parte do edifício onde funciona. A cidade viu assim devolvido um espaço de excelência na fruição cultural mindelense: o Liceu Velho fora re-integrado no quotidiano educativo, social e cultural através das múltiplas dinâmicas do M_EIA, continuando assim a ser palco de produção intelectual artística como fora na segunda metade do século XIX, enquanto Liceu Nacional Gil Eanes.

Após comprovado o sucesso e pertinência do curso de formação de professores para a área artística, lançaram-se duas licenciaturas em artes visuais e design, com duas opções de saída: ensino e profissão liberal. Actualmente tem também a Licenciatura em Arquitectura, Curso profissionalizante em Engenharia Civil Sustentável e Pós- graduação em Cinema e Audiovisual. Foi recentemente criado um Centro Cabo-verdiano de Design, virado para o design de produtos, que confronta os designers seniores (os professores) e os juniores (os alunos) em ambientes propícios para a criação e o debate. Tem um laboratório de food design, que, assente nos pilares de sustentabilidade estética e ética que caracterizam a instituição, dá os primeiros passos para despertar estudantes e público em geral para iniciativas criativas.

Para além da oferta formativa e das actividades paralelas, dentro e fora do espaço universitário, de uma forma discreta o M_EIA oferece ao público exposições diversas e o café-laboratório.

Sem se impor, o M_EIA contribui activamente para o desenvolvimento do pensamento contemporâneo mindelense, proporcionando um confronto constante entre gerações, nacionalidades e linguagens estéticas.